1 de jan. de 2011

Sistema Excretor (Parte I)

Parte I - Estruturas do Sistema Excretor

Sistema excretor (renal)
É o responsável pela manutenção da homeostasia pela eliminação de metabólitos corporais, assim como a produção e degradação de vários hormônios.

Rim
O rim é composto de córtex e medula sendo a ultima totalmente circundada pelo primeiro.

Nefron
O nefron é a unidade funcional do rim, sendo composto de glomérulo, capsula de Bowman, túbulo contornado proximal, túbulo contornado distal, túbulo coletor, alça de Henle, interstício e vasos.

Glomérulo
É o responsável pela produção de grande quantidade de ultra filtrado do plasma sendo que somente pequena quantidade do mesmo é eliminada pela urina. Contém células dos capilares endoteliais, células epiteliais parietais e viscerais, células mesangiais, membranas capilares basais. Todos os glomérulos são corticais.
Cápsula de Bowman
A cápsula de Bowman tem a função de armazenar o filtrado glomerular para encaminhá-lo aos túbulos contornados proximais.

Túbulo contornado proximal (TCP)
Tem a função de coletar o filtrado glomerular do espaço de Bowman. Nos TCP ocorre reabsorção passiva e ativa de 75% do filtrado glomerular. A parte luminal é coberta por numerosas microvilosidades que aumentam a capacidade absortiva. Existe uma parte enovelada de localização cortical e uma parte reta que segue em direção medular.

Alça de Henle (AH)
Em continuação ao túbulo TCP, segue AH que possui uma parte descendente e uma ascendente que mergulham profundamente na medula renal, representando maior papel na geração do gradiente de concentração do soluto no interstício medular e no plasma. O soluto na parte descendente da alça de Henle é concentrado por movimento passivo de água para o interstício hiperosmolar, já a parte ascendente é impermeável a água, mas o NaCl se move para o interstício medular de forma passiva e ativa na parte externa medular, criando urina diluída. O cloreto é absorvido de forma ativa, sendo o sódio absorvido a seguir por absorção passiva.

Túbulo contornado distal (TCD)
É a continuação da parte ascendente da AH, situando-se próximo ao glomérulo e arteríolas aferentes. As células da camada imediatamente inferior do epitélio da AH e TCD secretam a mucoproteína de Tamn Hosfall que serve de base para a formação dos cilindros.

Túbulo coletor (TC)
É a continuação dos TCD conduzindo a urina formada aos ureteres. A saída de uréia nos TC ajuda na manutenção da hiperosmolaridade intersticial.

Tecido intersticial (TI)
É o tecido que rodeia os glomérulos, túbulos, vasos e nervos. É composto por fibroblastos, colágeno e células mononucleares. Acredita-se que neste local ocorra a síntese de prostraglandinas E2 e F2a.

Rede vascular
Compreende seqüencialmente: artéria renalÞque divide-se em dois ramosÞsubdivide-se em artérias interlobaresÞartérias arcuadasÞarteríolas aferentes que se dividem em numerosos capilares para formar o glomérulo. O sangue que perfunde os capilares peri tubulares passam primeiro através do glomérulo; então, qualquer processo que altere o fluxo sangüíneo pelo glomérulo pode alterar a sua função alterando a perfusão tubular, resultando em doenças tubulares/intersticiais secundárias. A circulação glomerular é especializada para a filtração, sendo o primeiro passo para a formação da urina; os capilares peri tubulares são especializados na reabsorção de fluido e soluto dos túbulos e a circulação medular é especializada na concentração e a diluição da urina. A vasa recta são capilares formados pelas arteríolas eferentes vindas de glomérulos localizados adjacentes à medula e fornece nutrição à mesma, remove solutos e solventes que são necessários para manter a concentração e osmolaridade intersticial normal, possuindo ainda a função vital na remoção de água do interstício medular dentro do mecanismo de contra corrente.


5 comentários: