Livros

Dicas de livros:




DNA: O Segredo Da Vida.




Desde que a estrutura da molécula do DNA foi identificada, há pouco mais de cinqüenta anos, a biologia moderna passou por grandes transformações. O cientista James Watson, ao lado de James Crick, foi um dos responsáveis pela descoberta da dupla hélice, e viveu essas revoluções na condição de protagonista. Em DNA: o segredo da vida, ele resume os principais acontecimentos que marcaram a biologia, desde os experimentos pioneiros de Mendel e da busca pela eugenia, até as pesquisas mais recentes sobre o funcionamento da molécula de DNA e a intervenção genética. A interferência no genoma de outros organismos abre as portas para a biotecnologia e para o advento dos transgênicos, mas também para a terapia gênica e a medicina do futuro. Em linguagem simples e com dezenas de fotos e esquemas ilustrativos, Watson apresenta os principais personagens dessa história, aponta as perspectivas que podemos esperar do estudo do DNA e discute suas implicações éticas.





Manual de Consulta Rápida em Microbiologia



'Manual de Consulta Rápida em Microbiologia' contém informações básicas sobre bactérias, fungos e vírus de interesse para a medicina humana. O livro inicia com um capítulo sobre biossegurança em laboratório de microbiologia e com os principais procedimentos utilizados no manuseio e pesquisa de microrganismos, incluindo coleta de material biológico, técnicas de semeadura, métodos de coloração, provas bioquímicas, antibiograma e quantificação bacteriana. As principais características de cada microrganismo utilizadas para o diagnóstico laboratorial foram organizadas em pranchas, incluindo microscopia e cultivo celular, manifestações clínicas, tratamento e prevenção às infecções. Além disso, o livro apresenta um capítulo que descreve o mecanismo de ação das principais classes de fármacos antimicrobianos e um resumo de técnicas imunológicas utilizadas no diagnóstico laboratorial.

Genes: Fatos e Fantasias



Os recentes avanços na genética têm suscitado muitas discussões nos campos da ética e da moral. Com intenção de trazer o tema para o espaço público das discussões, o médico Eloi Garcia (ex-presidente da Fiocruz) escreveu o livro Genes: fatos e fantasias, publicado recentemente pela Editora Fiocruz. Em cinco capítulos, Garcia disserta sobre a genômica e a proteômica, sempre caminhado na fronteira entre ciência e tecnologia e buscando trazer o tema dos genes para a compreensão da sociedade.
Logo na apresentação do livro, Garcia alerta para a proximidade da  ciência genômica no dia-a-dia das pessoas – ela afeta decisões desde a escolha de alimentos e medicamentos até o tratamento de doenças. Portanto, para o autor, “a ciência não está imune à fascinação pública obtida com os últimos avanços da genômica e da proteômica”. Com isso, em seu livro ele pretende contribuir para o debate e assim ajudar a participação da sociedade na discussão do tema, sem desconsiderar as controversas questões éticas e morais.
De início, Garcia começa por definir os dois campos que dão título ao primeiro capítulo(Genômica e proteômica) e traça, então, um pequeno histórico da genética. No capítulo seguinte (Genômica comparada) discorre sobre as semelhanças entre os genes de diferentes espécies e de como isso facilita a compreensão de processos patológicos. Genômica funcional disserta sobre a análise global dos genes e de como isso ajuda na descoberta de novos. Os temas polêmicos, como clonagem, células-tronco e animais transgênicos, enfim, a manipulação genética, são abordados no quarto capítulo. Por fim, o quinto capítulo, onde se aborda a função dos genes na agricultura e as promessas de aumento de sua produtividade, redução de custos, melhoria de alimentos e estabelecimento de práticas mais ecológicas.
O livro termina com as considerações finais do autor, onde Garcia escreve sobre “as implicações e os problemas éticos, legais, morais e sociais” dos novos conhecimentos científicos e tecnológicos da genética contemporânea.
Genes: fatos e fantasias
Eloi S. Garcia
Editora Fiocruz
124 páginas, R$ 18

Muito Além do Nosso Eu














Imagine um mundo onde as pessoas usam computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si através do pensamento. Um mundo em que os paraplégicos podem voltar a andar e em que os males de Parkinson e Alzheimer são controlados. Parece cenário de ficção científica, mas tudo isso pode se tornar realidade. A humanidade está prestes a cruzar mais uma fronteira do conhecimento em direção à compreensão do imenso poder do cérebro, um conhecimento que poderá ser aplicado com grande proveito nas áreas de saúde e tecnologia.
Em Muito além do nosso eu, o premiado e internacionalmente reconhecido neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis revela suas ideias revolucionárias sobre essa nova tecnologia. Ele nos explica como o cérebro cria o pensamento e a noção que o ser humano tem de si mesmo (o seu self) - e como isso pode ser incrementado com o auxílio de máquinas. Este é o primeiro livro, destinado a um público leigo, a descrever com pormenores os enormes passos que a ciência vem dando para a criação das interfaces cérebro-máquina.
Nicolelis mostra como a tecnologia será capaz de transformar a sociedade humana e moldar uma nova “indústria do cérebro”, um empreendimento global com potencial de geração de trilhões de dólares. Essas interfaces, também chamadas ICMs, poderão um dia devolver a mobilidade a pacientes com paralisia grave, graças ao uso de “exoesqueletos” membranosos, que serão vestidos como uma roupa. As descobertas de Nicolelis e sua equipe oferecem também um caminho para a cura de distúrbios neurológicos como a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer, sem contar as fascinantes perspectivas de comunicação tátil a longa distância e de exploração do fundo do mar e do espaço.
Muito além do nosso eu fala de um futuro tecnológico em que as visões catastrofistas dão lugar ao otimismo e à esperança. Essa é uma das maiores aventuras da ciência contemporânea, e Nicolelis nos proporciona uma compreensão profunda e iluminadora desse admirável mundo novo.

“É um verdadeiro prazer ler Muito além do nosso eu. O professor Miguel Nicolelis conseguiu fornecer uma visão provocativa, profunda e fluente acerca de como essa incrível máquina chamada cérebro processa e reage às informações que recebe do mundo.” - Thomas J. Carew, professor da Univerdade da Califórnia e presidente da Sociedade de Neurociência

“Neste livro maravilhosamente vívido e fascinante, Miguel Nicolelis nos proporciona uma nova visão do cérebro humano.” - Peter Agre, vencedor do prêmio Nobel de química em 2003

“Neste livro, eu proponho que, assim como o universo que tanto nos fascina, o cérebro humano também é um escultor relativístico; um habilidoso artesão que delicadamente funde espaço e tempo neuronais num continuum em> orgânico capaz de criar tudo que somos capazes de ver e sentir como realidade, incluindo nosso próprio senso de ser e existir. Nos capítulos que se seguem, eu defendo a tese de que, nas próximas décadas, ao combinar essa visão relativística do cérebro com nossa crescente capacidade tecnológica de ouvir e decodificar sinfonias neuronais cada vez mais complexas, a neurociência acabará expandindo a limites quase inimagináveis a capacidade humana, que passará a se expressar muito além das fronteiras e limitações impostas tanto por nosso frágil corpo de primatas como por nosso senso de eu.
Eu posso imaginar esse mundo futuro com alguma segurança baseado nas pesquisas conduzidas em meu laboratório, nas quais macacos aprenderam a utilizar um paradigma neurofisiológico revolucionário que batizamos de interfaces cérebro-máquina (ICM). Usando várias dessas ICMs, fomos capazes de demonstrar que macacos podem aprender a controlar, voluntariamente, os movimentos de artefatos artificiais, como braços e pernas robóticos, localizados próximo ou longe deles, usando apenas a atividade elétrica de seus cérebros de primatas. Essa demonstração experimental provocou uma vasta reação em cadeia que, a longo prazo, pode mudar completamente a maneira pela qual vivemos nossas vidas. Nesse admirável mundo novo, centrado apenas no poder dos relâmpagos cerebrais, nossas habilidades motoras, perceptuais e cognitivas se estenderão ao ponto em que pensamentos humanos poderão ser traduzidos eficiente e acuradamente em comandos motores capazes de controlar tanto a precisa operação de uma nanoferramenta como manobras complexas de um sofisticado robô industrial. Nesse futuro, enquanto sentado na varanda de sua casa de praia, de frente para seu oceano favorito, você um dia poderá conversar com uma multidão de pessoas, fisicamente localizadas em qualquer parte do planeta, por meio de uma nova versão da internet (a “brainet”) sem a necessidade de digitar ou pronunciar uma única palavra. Nenhuma contração muscular envolvida. Somente por meio de seu pensamento. A perspectiva dessa maravilhosa alforria, que hoje ainda pode soar para alguns como magia, milagre ou alquimia, não mais pertence ao domínio da ficção científica. Esse mundo do futuro está começando a se delinear, diante de nossos olhos, aqui e agora.”

MUITO ALÉM DO NOSSO EU - A nova neurociência que une cérebro e máquinas e como ela pode mudar nossas vidas (Miguel Nicolelis).
Valor: R$ 39,50




Nomenclatura Brasileira 
para 
Laudos Citopatológicos Cervicais


A presente publicação, Nomenclatura Brasileira para Laudos Citopatológicos Cervicais, estava originalmente inserida no livro Nomenclatura Brasileira para Laudos Citopatológicos Cervicais e Condutas Clínicas Preconizadas, de 2003, em seu capítulo I, juntamente com os capítulos das condutas clínicas preconizadas e do Monitoramento Externo da Qualidade dos Exames Citopatológicos (MEQ). 
Em 2006, houve republicação desse livro com a revisão ampliada das condutas clínicas e a supressão do capítulo referente ao MEQ. Em 2010, optou-se por lançar os três capítulos como publicações independentes, por entender-se que os temas referentes às diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero e ao monitoramento da qualidade do exame citopatológico mereceriam uma profunda revisão.
Esta publicação está voltada para profissionais de saúde, laboratórios vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou não e gestores. Tem como objetivo contribuir para a padronização do laudo citopatológico, assim como melhorar a qualidade e a confiabilidade dos exames citopatológicos.



"SESSÃO DE CASOS GINECOLÓGICOS"
Série Citotecnologia


Esta publicação tem como objetivo servir de apoio aos Técnicos em Citopatologia (historicamente conhecidos e aqui tratados como citotécnicos), ou seja, trabalhadores da saúde que possuem como ocupação a elaboração de laudos técnicos dando apoio ao diagnóstico de grande número de doenças, como o câncer, a partir de análise de amostras celulares de praticamente todo o corpo humano. Eles constituem um grupo indispensável da força de trabalho e integram, o setor saúde no segmento de prevenção e detecção do câncer. O citotécnico é, de suma importância, para a ampliação da oferta e da cobertura de exames citopatológicos no país. Sua posição estratégica nos serviços de saúde é ressaltada tendo em vista a magnitude epidemiológica, econômica, social e política do câncer no Brasil.
Sendo assim, esta publicação destina-se a compartilhar experiências da prática clínica, traduzindo os conceitos clínicos e a terminologia vigente em exemplos, de forma a permitir que o citotécnico possa fazer o melhor uso dos critérios em um laudo técnico na área da citotecnologia. Os casos clínicos dão vida ao processo do diagnóstico diferencial e exemplificam a importância que esse assume no plano de tratamento. Os casos presentes nesta publicação fazem parte da rotina do serviço e foram apresentados pelos citotécnicos e discutidos junto à equipe de citopatologistas e patologistas nas sessões mensais da Seção Integrada de Tecnologia em Citopatologia (Sitec), da Divisão de Anatomia Patológica (Dipat), do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)/ Ministério da Saúde (MS). 



"ABC do Câncer"

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) tem o prazer e o orgulho de dividir com você este compêndio sobre o câncer.
Segunda causa de óbitos no país, com tendência de crescimento nos próximos anos, o câncer é uma questão de saúde pública, principalmente ao se levar em consideração seu percentual de prevenção: cerca de um terço dos casos novos de câncer no mundo poderia ser evitado. Por isso, a Coordenação de Educação (CEDC) do INCA desenvolveu o Curso a Distância ABC do Câncer, cujo foco são os profissionais de nível superior não especializados em oncologia e os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde, com o objetivo de compartilhar o conhecimento da Instituição com quem atua diretamente na ponta da assistência, na linha de frente dos ambulatórios e consultórios; e, por isso mesmo, com grande potencial de prevenir e detectar precocemente a doença. Em uma linguagem simples, dinâmica e de fácil compreensão, o curso fornece informações básicas e objetivas abrangendo todos os principais aspectos do câncer: definição, prevenção, tratamento, epidemiologia e políticas públicas. 
Nosso objetivo é que você aproveite e aplique na prática tais conhecimentos. Acima de tudo, buscamos aliados na luta constante que é o controle do câncer no país. 
Luiz Antonio Santini