31 de mai. de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco - Fumar pra quê?

O objetivo da data é destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo e cobrar políticas eficazes para a redução do consumo. O tabagismo é a segunda maior causa de morte do mundo, após a hipertensão, e atualmente mata um em cada dez adultos. A FCTC é o principal instrumento mundial de controle do tabaco.
A Assembleia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção de todo o mundo para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais, dando oportunidade de destacar mensagens específicas de combate ao tabagismo e promover a aderência à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O tabagismo é a maior causa de morte prevenível enfrentada pela comunidade médica.



A Composição do Cigarro

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Composição Química do cigarro:
*Alcatrão: é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas. Ele contém resíduos de agrotóxicos, como o DDT, além de substâncias radioativas, como o Polônio 210 e Carbono 14.
*Monóxido de Carbono (CO): é um gás, não inflamável, inodoro, incolor, muito perigoso tendo em vista seu alto teor de toxicidade.
*Nicotina: é uma substância alcalóide básico, liquida de cor amarela, com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco. Ela provoca cancro nos pulmões devido a metilização que ocorre no DNA (liga um radical metila, CH3). É uma droga que causa dependência e que atua no sistema nervoso central. Atinge o cérebro entre dois e quatro segundos. Ela aumenta a liberação de catecolaminas, que aceleram a freqüência cardíaca, causa a vasoconstricção e hipertensão arterial, provoca uma maior adesividade plaquetária e, juntamente com o monóxido de carbono, leva à arteriosclerose, estimula no aparelho gastrintestinal a produção de ácido clorídrico.
É causadora de úlceras gástrica, estimula o sistema parassimpático, o que pode provocar diarréias e ainda libera substâncias quimiotáxicas no pulmão, atraindo para o órgão os leucócitos neutrófilos polimorfonucleares, a maior fonte de elastase, que destrói a elastina e provoca o enfisema pulmonar.



Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, faça parte dessa ação.
Ajude seus familiares, amigos e você. Não fume nem seja um fumante passivo.
Diga não ao cigarro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário