22 de jul. de 2012

Sequência de Tubos para Coleta de Sangue a Vácuo

Para que seja feita uma coleta de sangue a vácuo adequada devemos seguir a ordem correta dos tubos, evitando assim contaminação. Essa contaminação é referente aos anticoagulantes dos tubos (Citrato, EDTA, Heparina...).
Devemos ter sempre esse cuidado na coleta e deixar de lado os vícios e práticas de antigamente, como por exemplo, colocar o tubo de soro com gel na frente por conta do vácuo ser melhor e assim ajudar a fluir o sangue nos outros.

A ordem correta a seguir é a seguinte:
1. Frascos para hemocultura.
2. Tubos com citrato (tampa azul-claro).
3. Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).
4. Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde).
5. Tubos com EDTA (tampa roxa).
6. Tubos com fluoreto (tampa cinza).  
Fonte:
RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL PARA COLETA DE SANGUE VENOSO

Antigamente, uma coleta para análise de TAP tinha-se como ordem colher um tubo de descarte antes do tubo de citrato. Hoje em dia não se faz mais necessário esta prática, sendo de mais eficácia colher o tubo de citrato primeiro aproveitando pra colher o sangue logo que a cascata de coagulação foi ativada por conta da perfuração do bisel da agulha no vaso sanguíneo. Faz-se necessário colher um tubo "descarte" para exames mais complexos de coagulação, não sendo aconselhável colher em tubo com gel por este ser um dos mais caros, pode colher um tubo de citrato mesmo para essa função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário