7 de mar. de 2011

Hemograma - Série Vermelha

 Eritrograma
Constitui o estudo da séria vermelha (hemácias), revelando alguns tipos essenciais de alterações patológicas do sistema eritropoético como eritrocitoses e anemias.

Hematócrito
Hematócrito é o volume de hemácias expresso como percentagem do volume de uma amostra de sangue total, ou seja, mililitros de hemácias por decilitro de sangue.

Determinação do Microhematócrito:
1. Encher com o sangue o tubo para microhematócrito, até dois terços do seu volume. Para tubos heparinizados o sangue capilar pode ser usado.
2. Selar o tubo, introduzido a extremidade vazia na massa própria, com movimentos de rotação, até aproximadamente 5mm de profundidade.
3. Encher os demais tubos de modo idêntico.
4. Coloca-os na microcentrifuga em posição diametralmente opostas com a parte selada voltada para fora. Observar a numeração evitando a troca de resultados.
5. Após tampar convenientemente a microcentrifuga, coloca-a em movimento por cinco minutos. Tempo superior a este não altera a sedimentação dos glóbulos.
6. Desligar o aparelho. Retirar os tubos e fazer a leitura usando a escala própria.

Leitura dos resultados:
1. Colocar o tubo sobre a escala, fazendo coincidir a extremidade inferior das células centrifugadas com a linha zero.
2. Deslocar o tubo paralelamente às linhas verticais fazendo coincidir o menisco superior do plasma com a linha 100.
3. Ler a percentagem do volume hematócrito na escala graduada ao nível da superfície das hemácias no tubo.

Índices hematimétricos
Índices hematológicos ou hematimétricos são determinados a partir da contagem global dos eritrócitos, taxa de hemoglobina e determinação do hematócrito. Tais elementos, deverão ser padronizados pelo laboratório, fornecendo-se sempre resultados na unidade de percentagem do normal.
*V.C.M – Volume corpuscular médio: é o volume médio das hemácias expresso em fentolitros. Representa, portanto, o quociente de um determinado volume de hemácias pelo número de células contidas no mesmo volume.


*H.C.M. – Hemoglobina corpuscular média: é o conteúdo médio de hemoglob ina nas hemácias expresso em picogramas. Representa, portanto, o quociente de conteúdo de hemoglobina em um determinado volume de hemácias pelo nº de células contidas no mesmo volume.


*C.H.C.M. – Concentração de hemoglobina corpuscular média: é a percentagem de hemoglobina em 100ml de hemácias.


ALTERAÇÕES DO ERITROGRAMA

Anemias
Anemia é a diminuição da taxa de hemoglobina abaixo de níveis mínimos, ou seja, se estiver abaixo de 95% do intervalo de referência para idade, sexo e localização geográfica (altitude) do indivíduo. As causas de anemias se encontram divididas entre três categorias fisiológicas principais: produção de eritrócitos eficientes, perda sanguínea ou destruição acelerada dos eritrócitos (hemólise) além da capacidade da medula de compensar estas perdas.

RDW / ( red blood cell distribution width = amplitude de distribuição dos eritrócitos)


É um subproduto da medida eletrônica do volume dos eritrócitos; ou seja, só pode ser detectado através da automação. O seu valor normal está entre 11 e 14 %. Valores encontrados abaixo do normal indicariam população eritróide mais homogênea que a usual, o que parece ser apenas um extremo da normalidade. Valores acima de 14 indicam excessiva heterogeneidade da população (anisocitose), sendo notada ao microscópio.
Segundo Failace,se houver anemia e/ou índices hematimétricos anormais, o profissional deverá:
1. Confirmar visualmente as alterações numéricas e julgar sua compatibilidade com o grupo etário do paciente.
2. Pesquisar os dados morfológicos das células do paciente.
3. Nada observando de esclarecedor, os resultados numéricos e a lâmina do paciente são separados para reexame; se a distensão não estiver perfeita, faz-se uma nova.

As principais alterações morfológicas a serem avaliadas são:

*Pecilocitose;
*Eliptócitos ou ovalócitos;
*Estomatócitos;
*Esferócitos;
*Drepanócitos ou eritrócitos falciformes;
*Dacriócitos;
*Esquizócitos;
*Células-alvo;
*Equinócitos;
*Anisocitose;
*Macrocitose;
*Microcitose;
*Hipocromia;
*Policromatocitose;
*Eritroblásto;
Obs.: Para saber mais sobre essas alterações morfológicas dos eritrócitos veja: http://bio-trabalho.blogspot.com/2010/10/anomalias-das-hemacias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário