21 de jan. de 2010

Organelas Celulares

Organelas presentes no citoplasma
*Ribossomos: síntese de proteínas. As proteínas sintetizadas podem permanecer no próprio citosol, participando das etapas do metabolismo celular, ou podem ser transportadas para outros locais dentro da célula, como por exemplo, na mitocôndria, nas etapas de respiração celular.
*Retículo Endoplasmático: Sistema de canais membranosos, que participam da síntese de macromoléculas e transporte de substância dentro da célula.
*Retículo Endoplasmático - liso: síntese de lipídios (gorduras, esteróides, colesterol...);
*Retículo endoplasmático – rugoso: encontram aderidos a sua superfície externa ribossomos, sendo local de produção de proteínas, as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi.
*Aparelho de Golgi: são bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar e transformar substâncias que chegam via retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora dela (enzimas por exemplo).
*Centríolos: Além de desempenharem papel importante no processo de divisão celular formando os pólos, são responsáveis pela formação de cílios e flagelos.
*Lisossomos (do grego lysis = dissolução, quebra); soma = corpo): Realiza a digestão intracelular. Estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande número de produtos orgânicos. Estas enzimas são produzidas no RER, conduzidas pelo aparelho de Golgi, onde são acumuladas em vesículas, que são os lisossomos.
Apresenta funções heterofágicas (referente à digestão de substâncias que entram na célula), e autofágicas (referentes à digestão de materiais e organelas da própria célula).
*Mitocôndria: respiração celular (geração de energia). Realiza uma oxidação biológica intracelular de  compostos orgânicos (na presença de oxigênio), que resulta em gás carbônico e água, e este processo gera a liberação de energia, que é utilizada no metabolismo celular.

63 comentários:

  1. ótimo, ajudou muito , obrigada!

    ResponderExcluir
  2. muito bom me ajudou bastante.....

    ResponderExcluir
  3. ajudou pra caramba pq tenho q fazer um trbalho e tenho praticamente tudo aki

    ResponderExcluir
  4. obrigado salvo minha nota
    esta muito bom valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serio???
      entaum vai me ajudar tbm :D

      Excluir
    2. me ajudou bastante obrigada vcs me salvaram

      Excluir
  5. Eu que agradeço a todos vocês!
    Caso precisem de mais alguma coisa é só falar que eu pesquiso e forneço pelo blog!!!
    O blog é de vocês!!!
    É só mandar o que está faltando no trabalho, na pesquisa que ajudarei :)
    Beeijos a todos!
    ass.: LSchiatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhuuu me ajudou muito e olha que eu so tenho 12 anos vlw

      Excluir
    2. muito obridadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. muito obrigado vc me ajudou mt pq eu fiquei de recuperação final e nao tenho mais essa apostila mt obrigado pela ajuda!!!
      eh parabens pelo blog eh lindo

      Excluir
  6. ótimo resumo, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. valeu!!!! me ajudou mttt, muito bom

    ResponderExcluir
  8. legal! agora eu tenho o que preciso pra minha pesquisa

    ResponderExcluir
  9. ajuda pra caramba vaveuzasso

    ResponderExcluir
  10. olha adoreii mtoo gente valeuu pessoal

    ResponderExcluir
  11. fuixxxxx beijussss ameii

    ResponderExcluir
  12. cara caramba!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. muito bom me ajudou a fazer meu dever de casa...

    ResponderExcluir
  14. muitissimo obrigada.... me ajudou para prova oral!!

    ResponderExcluir
  15. otimo,
    ta me ajudando muito!!

    ResponderExcluir
  16. NOSSA!!!! ME AJUDOU MUINTO. VALEU MESMO!!

    ResponderExcluir
  17. Parabens quem fez esse blog ta muito bom tava com muita dificuldade pra fazer mais agora nao!

    ResponderExcluir
  18. Adorei... obrigada mesmo... esse site já está anotado nos sites do meu trabalho de citologia *--* Obrigada flor.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada flor.. adorei *---* já está anotado esse site na bibliografia do meu trabalho de citologia.

    ResponderExcluir
  20. mto lgl o trabalho q tinha pra fz nao fazia minia ideia como fz mas aqui tava td resumido

    ResponderExcluir
  21. muito obrigado me ajudou muito.... valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  22. nossa tudo isso q eu vou ter q copiar putz vamo ve se vale a pena

    ResponderExcluir
  23. obrigada me ajudou muito;escola:Lúcia Pereira Rodrigues

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o seu trabalho! Fazendo de um blog, um canal de ciências ! Parabéns pelo ótimo trabalho !

    ResponderExcluir
  25. Otimo espero tirar uma boa nota :)

    ResponderExcluir
  26. muito legal!!! Parabens ;)

    ResponderExcluir
  27. Valew !!! ajudou bastante ,

    ResponderExcluir
  28. valeu mesmo me ajudou muito

    ResponderExcluir
  29. oooooooooootimo resumoooo

    ResponderExcluir
  30. otimo gostei melhor imposivel

    ResponderExcluir
  31. brigada me ajudou pra valer!

    ResponderExcluir
  32. Esse trabalho salvou minha noite.Obrigadoooooooo!

    ResponderExcluir
  33. vlw tenho um trabalhao ainda , sabe me dizer algo de Facitose acho q eh iso-- minha professora mando pesqsa mas n sei oq eh ajuda ae --'

    ResponderExcluir
  34. QUERIA DECORA PARA PROVA ESSE RESUMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom mesmo obrigada por te ajudado aprendi muito !

      Excluir
  35. Ótimo conteúdo! Me ajudou muito! Obrigada! Porém gostaria de deixar uma sugestão para acréscimo no conteúdo: os cloroplastos. Apesar de serem organelas de origem vegetal, são muito importantes em nossos estudos. Portanto, Cloroplastos: possuem o pigmento clorofila e esta, é capaz de absorver a energia solar e converter para energia química no processo de fotossíntese.

    É uma explicação básica e simples de ser entendida.

    Espero ter contribuído ^^

    ResponderExcluir
  36. eu amei esse site se quiser achar alguma coisa pesquise e faça o seu professores felizes obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo teu trabalho, sucesso!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada esclareceu muita coisaa , otimo resumo

    ResponderExcluir
  39. Ajudou bastante,obrigado...ótimo resumo,parabéns..

    ResponderExcluir
  40. Nossa muito obrigado ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito da sua pesquisa... a minha prof° de Ciências é iguala vc... Gosta de tudo nos seus minimos detalhes... Hihi, Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  42. gostei muitooo legalll obg ok ? bjs pra todos vcs

    ResponderExcluir