Este é o primeiro "Pensa Rápido", serão postagens curtas e objetivas a fim de esclarecer temas e termos em geral da área.
O "Pensa Rápido" dessa vez abordará um pouco da resposta imunológica, nosso meio de defesa aos antígenos.
A resposta imunológica é dividida em duas partes, a humoral e a celular. A resposta humoral é mediada pelos anticorpos presentes no sangue e líquidos biológicos. Este anticorpo pode combinar com o antígeno neutralizando-o, ou formando imunocomplexos favorecendo a fagocitose.
Outro tipo importante de resposta caracteriza-se pela produção de linfócitos sensibilizados (resposta celular), os quais possuem receptores ativos em sua superfície. Estas células (LT) estão envolvidas nos fenômenos de imunidade celular, tais como reações a aloenxertos, hipersensibilidade retardada etc.
A resposta humoral é dividida em 'Resposta Primária' (onde ocorre a penetração de um antígeno, natural ou artificialmente, pela primeira vez em um organismo e leva a proliferação e diferenciação de uma população de células especializadas na síntese de anticorpos, os plasmócitos) e 'Resposta Secundária' (onde ocorre a penetração de um antígeno natural ou artificialmente pela segunda ou mais vezes induzindo a resposta secundária ou anamnéstica que possui maior eficácia que a primeira, desde que é necessária dose menor do imunógeno para desencadear a resposta imunológica e maior titulação de anticorpos para o combate).
Na imunidade mediada por células (Resposta Celular), a célula efetora é um linfócito T, circulante, capaz de reagir especificamente ao contato do antígeno. A resposta é rápida e seu nível eleva-se rapidamente, mantendo-se elevado durante anos. Apresenta também resposta primária e secundária.
Até o próximo "Pensa Rápido"
Fonte: "Imunologia Geral" - Livraria Atheneu 1988
Nenhum comentário:
Postar um comentário