9 de jan. de 2012

Ciências Forenses - Parte I

O conjunto, de todos os conhecimentos científicos e técnicas utilizadas para desvendar mortes são conhecidos como Criminalística, ou Ciências Forenses. O objetivo dessas ciências é descobrir quando, como e onde o ser morreu e quem matou.
Os responsáveis por realizar esse trabalho são conhecidos como peritos que realizam os testes forenses dentro das instituições policiais.
Essa área foi espalhada pelo mundo através de séries de TV, como por exemplo:

CSI: Crime Scene Investigation

Bones




Um pouco da História da Ciência Forense

Factos mais relevantes:
*287-212 AC - Arquimedes prova que uma coroa não era toda feita de ouro tal como o vendedor afirmava através do uso de inúmeros princípios da Física.
*Século VII- Primeiro uso registado de impressões digitais na Arábia, segundo os relatos do mercador Suleiman.
*1247- É escrito o livro “Xi Yuan Ji Li” cuja tradução livre pode ser “Compilação de casos resolvidos” e que contém o primeiro registo do uso da medicina e da etimologia como forma de resolver crimes.
*Século XVI- Ambroise Paré, um cirurgião Francês, estuda os efeitos de uma morte violenta nos órgãos internos; Fortunato Fidelis e Paolo Zacchia, dois cirurgiões Italianos criam a base para a fundação da patologia moderna ao estudarem mudanças que ocorriam na estrutura do corpo após um crime violento.
*1686- Marcello Malpighi, um professor de anatomia na Universidade de Bolonha reinventou o sistema das impressões digitais.
*1780- Foram escritos inúmeros trabalhos sobre Medicina Forense como, por exemplo, o “Tratado sobre Medicina Forense e Saúde Pública” escrito pelo médico Francês Fodéré.
*1806- O cientista Alemão Valentin Ross descobre como detectar arsénico nas paredes do estômago de uma vítima desse veneno.
*Século XIX- É criada a primeira força de detectives, a “Sûreté de Paris” pelo detective Eugène François Vidocq.
*Século XX- Criam-se organizações como o FBI nos EUA e a Interpol na Áustria. É inventado o primeiro sistema automatizado de identificação de impressões digitais. Com a chegada da informática, verificam-se cada vez mais progressos nas áreas da Ciência Forense.
(Fonte: Site Forense)

O conjunto das ciências

A área forense é ampla, com uma diversidade de ciências que são utilizadas em conjunto para ter um resultado sobre algum caso.

As ciências relacionadas e as técnicas utilizadas são: Antropologia forense, Computação Forense, Biologia forense (Bioquímica forense, Botânica forense, Entomologia forense, Genética forense, Hematologia forense, Histologia forense), Medicina forense (Psiquiatria forense, Traumatologia forense, Asfixiologia forense, Toxicologia forense, Tanatologia forense), Química forense, Forense computacional, Matemática forense, Papiloscopia forense ou Datiloscopia forense, Balística forense, Fotografia Forense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário