19 de mar. de 2012

Citoplasma e suas organelas (Parte I)

Citoplasma e suas organelas (Parte I)

*Citosol e citoesqueleto
No citosol realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase inicial da respiração celular e a síntese de várias substâncias.
Nas células eucariotas, essa região contém um emaranhado de tubos ocos, os microtúbulos – formados por proteínas especificas, as tubulinas – e os microfilamentos – formados por uma proteína contrátil, a actina. Essas duas estruturas formam uma rede que se estende por todo o citoplasma, compondo o citoesqueleto, uma espécie de esqueleto celular, que ajuda a manter a forma da célula, serve de sustentação às estruturas celulares, como as microvilosidades, e participa de diversos movimentos celulares, como o amebóide e a ciclose.

Característico das amebas, o movimento amebóide depende de contrações da actina e de pseudópodes, que servem para locomoção e captura de alimentos (fagocitose). Esse movimento pode ocorrer em outras células como nos glóbulos brancos do sangue.
A ciclose é uma espécie de corrente citoplasmática, característica de células vegetais, também dependente das contrações da actina. Nesse movimento, o citoplasma circula ao redor da célula, entre a parede celular e os vacúolos, e ajuda a distribuir as substâncias.
*Centríolos, cílios e flagelosOs centríolos são pequenos cilindros presentes na maioria das células eucariotas, com exceção de alguns seres unicelulares, dos fungos e da maioria das plantas com sementes. Estão localizados no centro celular ou centrossomo, região mais densa do citoplasma, próximo ao núcleo. Cada centríolo é formado por microtúbulos dispostos de modo característico: nove grupos de três microtúbulos formando a parede do cilindro.

Os centríolos participam da formação dos cílios e dos flagelos. O centrossomo organiza o fuso acromático (conjunto de fios) durante a divisão das células. No ultimo processo, os cromossomos ficam presos ao fuso e sua movimentação é provocada por alongamentos e encurtamentos dos fios do fuso, que envolvem o acréscimo ou a remoção de novas unidades das proteínas formadoras dos microtúbulos. Os centríolos podem se autoduplicar, isto é, orientar a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos do citoplasma. Nas células vegetais (nas quais não há centríolos), as fibras do fuso acromático partem do centrossomo, onde há concentração maior de microtúbulos. Por isso os centríolos não devem ser essenciais para a formação do fuso, embora em sua ausência ocorram mais erros na divisão das células animais. Por isso os centríolos não devem ser essenciais para a formação do fuso, embora em sua ausência ocorram mais erros na divisão das células animais. Algumas células apresentam cílios (curtos e numerosos) e flagelos (longos e em pequeno número), cujo movimento provoca correntes de água. Ambos são formados por microtúbulos envolvidos por uma projeção da membrana plasmática. A disposição é característica: nove pares de microtúbulos periféricos e um par central. Na base deles há o corpo basal (corpúsculo basal ou cinetossoma), estrutura muito semelhante ao centríolo, que orienta a arrumação dos microtúbulos de modo a originar o cílio ou flagelo.
Os cílios e os flagelos servem para a locomoção ou para facilitar a captura de alimento, entre outras funções. O movimento dos cílios ocorre por deslizamento de um microtúbulo sobre o outro, realizado com gasto de energia pela proteína dineína, que se liga a um microtúbulo e, ao mudar de forma, puxa os microtúbulos vizinhos. O flagelo de uma célula procariota é diferente do de uma célula eucariota, uma vez que não possui centríolos nem é formado por microtúbulos, mas pela proteína flagelina.


Fonte: Livro de Biologia - Volume único Ed. Ática
Autores: Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder

Citoplasma e suas organelas

No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo, há o citosol (hialoplasma ou matriz do citoplasma), material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água, retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os cloroplastos. Essas estruturas celulares desempenham funções especificas na célula, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos. (Biologia - Volume único)


O Bio-Trabalho trará uma sequência de postagens sobre o citoplasma das células (eucariotas e procariotas), suas organelas, funções e estruturação.
Serão dividias em:
Citoplasma e suas organelas (Parte I):
*Citosol e citoesqueleto;
*Centríolos, cílios e flagelos.
Citoplasma e suas organelas (Parte II):
*Ribossomos;
*Retículo Endoplasmático (granuloso e não-granuloso).
Citoplasma e suas organelas (Parte III):
*Complexo golgiense;
*Lisossomos.

Citoplasma e suas organelas (Parte IV):
* Peroxissomos;
*Vacúolos.
Citoplasma e suas organelas (Parte V):
*Mitocôndrias e Respiração Celular;
*Cloroplastos e Fotossíntese.