25 de dez. de 2011

Meios de Cultura

Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras.

*Composição:
  • Naturais – são aqueles de origem vegetal (um pedaço de batata, pão, frutas) ou animal (gema de ovo).
  • Artificiais – são aqueles constituídos de substâncias químicas podendo ser definidos ou indefinidos (complexos).
  1. Definidos: é sabida toda a sua composição.
  2. Indefinidos ou Complexos: é desconhecido por si. Sabe-se apenas aproximadamente. Os meios utilizados na rotina são complexos.
*Estado físico:
  • Líquido – são os caldos, desprovidos de Agar.
  • Semi-sólido – são aqueles que apresentam em sua composição até 1% de agar.
  • Sólido – são aqueles que apresentam em sua composição 1,5 a 2,5% de agar.
*Quanto à finalidade e características:
  • Simples – contém apenas componentes básicos para o crescimento de uma bactéria.
  • Enriquecido – meio que tem aumentada a sua capacidade nutricional para a bactéria pela adição de substâncias como gema de ovo, sangue, plasma, soro, leite. De uso freqüente para bactérias de difícil crescimento (fastidiosas).
  • De enriquecimento – meio seletivo que visa inibir o crescimento de bactérias acompanhantes e permitir o crescimento da bactéria alvo que se pretende posteriormente isolar aumentando assim a proporção desta em relação às demais. Por ser um meio líquido não se destina ao isolamento da bactéria.
  • Seletivo – contêm substâncias seletivas que inibem o crescimento de certas bactérias e permitem o crescimento de outras. São meios sólidos e têm como objetivo isolar culturas puras.
  • Indicadores – meios que permitem a diferenciação visual do crescimento bacteriano facilitando a sua identificação. Freqüentemente os meios seletivos são também indicadores e todos os meios utilizados na confirmação bioquímica dos isolamentos são indicadores. A indicação mais freqüente é a alteração de cor do meio por mudança no pH do mesmo, podendo ainda ser a produção de gás, precipitação de componentes do meio por atividade proteolítica e lipolítica, etc.
  • Estoque – são meios normalmente semi-sólidos com a finalidade de preservar uma cultura bacteriana pura para posteriores utilizações no laboratório.

24 de dez. de 2011

Feliz Natal


Desejo a todos um Feliz Natal e que esse dia e todos os outros sejam repletos de alegria e amor.
Ass: LSchiatti